O Vale-Tudo existe no Brasil há mais de 30 anos e nasceu dos desafios do Jiu-Jitsu, popularizado por Helio Grace, 85 anos, no Rio de Janeiro. Gracie aprendeu o Jiu_Jitsu em 1928 com o introdutor da modalidade no país, um conde japonês chamado Koma. De complexão franzina, Gracie foi atraído pela luta ao descobrir que poderia vencer pessoas bem mais fortes do que ele, com os golpes do Jiu-Jitsu. Foi a partir desta constatação que eu resolvi criar um Jiu-Jitsu brasileiro, dando ênfase à parte técnica, com golpes alavancados, como a chave-de-braço, onde a froça é o que menos conta, afirma Gracie, que hoje vive mais nos Estados Unidos, onde foi contatado por este jornal, do que no Brasil. Ciente da superioridade do Jiu-Jitsu sobre outras lutas, Gracie criou torneios de desafios, chamados de Vale-Tudo, dos quais participavam judocas, capoeiristas e boxeadores, cada um procurando impor a sua modalidade. Depois de um período de obscuridade, o Vale-Tudo voltou a popularizar-se quando o filho de Gracie, Rorion, que vive em Los Angeles, assim como seus irmãos Relson, Rickson e Royce, todos campeões de Jiu-Jitsu, criaram o Ultimate Fighting, como é conhecido o torneio de Vale-Tudo nos Estados Unidos. Nele, o Jiu-Jitsu brasileiro dos Gracies tornou-se uma luta quase invencível. Os vídeos dos torneios norte-americanos foram vendidos em todo o mundo, inclusive no Brasil, motivando o aparecimento de milhares de academias da modalidade e renovando a popularidade do Vale-Tudo. O Vale-Tudo é o que é graças ao Jiu-Jitsu brasileiro, avalia Gracie, que hoje dirige, com os filhos tres academias de Jiu-Jitsu: uma no Rio de Janeiro, eas outras duas em Los Angeles e no Havaí".
Vale-Tudo é uma modalidade de disputa, que no início tinha mais o intuito de mostrar qual é o melhor estilo de luta, do que começar uma nova luta. Hoje em dia o vale-tudo está em alta, além de atrair o público jovem, movimenta muito dinheiro que muitas vezes é o mais interessante para os lutadores.
Muitas pessoas acham que o vale-tudo é um esporte violento e estúpido, mas não, é apenas um esporte agressivo, onde dois lutadores travam uma sangrenta batalha para ver quem é o melhor.
Existe atualmente vários campeonatos de vale-tudo onde o mais popular é o
Na maioria dos vale-tudo as regras de combate são mínimas como por exemplo, não pode puxar o cabelo, morder ou enfiar o dedo nos olhos, o resto vale-tudo, apesar de alguns capeonatos hoje não aceitarem cabeçadas e nem chutar o adversário quando ele está no chão. O tempo de luta e a maneira como o juiz comanda o combate muda de campeonato para campeonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário